Projetos



O que hoje se aprende transforma o FUTURO

No fazer pedagógico, buscamos garantir a exploração de temas transversais e a integração entre as diversas disciplinas, visando o exercício da cidadania, a consciência social e ambiental, a responsabilidade, o respeito, a cultura de paz e o empreendedorismo.
Os projetos que são desenvolvidos ao longo do ano letivo buscam uma prática educativa com um “novo olhar” sensível às diferenças, atento à dinâmica e às demandas e possibilidades de cada aluno.
Os alunos são estimulados a atuar de forma mais consciente e responsável, favorecendo seu desenvolvimento nas áreas socioafetiva, psicomotora e cognitiva, incentivando a construção de sua autoconfiança, criticidade, responsabilidade e autonomia. Isto é, reconhecendo-se capazes de agir para transformar. Dessa forma, os alunos aprendem a conviver e a relacionar-se, aprendendo a conhecer os conteúdos de forma associada a atos, conceitos, princípios, valores, normas, atitudes e procedimentos e, não de forma isolada, pois entendemos que construir conhecimentos partindo do contexto de mundo dos nossos alunos faz com que todo o conteúdo e conhecimento ganhem sentido na vida de nossas crianças e jovens.

Calendário

Nossos Projetos



  • PROJETOS DE LEITURA

    Promover o desenvolvimento da confiança do aluno em suas potencialidades e a consciência das suas limitações e das do outro, reconhecendo, na diversidade, uma oportunidade para ampliação dos seus conhecimentos e enriquecimento das relações interpessoais.
    É a partir do trabalho com a leitura, em todos nos níveis, que é possível estimular no aluno uma leitura crítica de seu mundo e, gradativamente, de outros, perpassando pelos mais variados gêneros textuais, desde os clássicos aos contemporâneos.


  • AVALIAÇÕES CONTÍNUAS E SIMULADINHOS


    Realizamos avaliações formativas (processual), caracterizadas por ser integral (abrangendo todas as áreas de desenvolvimento - socioafetiva, psicomotora e cognitiva); interativa (comprometida com todo o processo na relação professor-aluno(a)-família); contínua (realizada em diferentes momentos e através de diversos procedimentos); acumulativa (em que os principais conteúdos - conceitos, fatos, procedimentos, valores e atitudes - trabalhados em cada etapa serão aprofundados e reavaliados nas etapas seguintes); diferenciada (em que existe a preocupação em adaptar metas de aprendizagem e intervenções diferenciadas, para avaliarmos, de maneira justa, o desempenho dos alunos que, por fatores diversos, estejam com dificuldade de superar os desafios propostos a sua turma). Dessa forma, procuramos assegurar na avaliação a prevalência de aspectos qualitativos sobre os quantitativos, e essa avaliação que realizamos, organizamos o ano letivo em 3 (três) etapas (unidades).
    Entretanto, o aluno Decisão deverá estar ciente de que sua avaliação ocorre diariamente, já que ela é parte integrante do processo ensino-aprendizagem, do qual ele é construtor e principal responsável. Este é um compromisso consciente e transparente dos nossos alunos em relação à aprendizagem.


  • PALESTRAS E AÇÕES SOCIAIS


    Visa a promoção da formação do cidadão, oferecendo-lhe modelos positivos para a estruturação de valores morais e éticos, essenciais à vida em sociedade.


  • EXPOSIÇÕES E SEMINÁRIOS


    Busca estimular o potencial criativo do aluno, para que desenvolva suas formas de expressão nas diferentes linguagens (corporal, plástica, cênica, musical, oral, escrita e lógico-matemática). Além de contemplar de forma exitosa um dos eixos de ensino – o da oralidade. Eixo, que quando bem trabalhado, gera resultados positivos na vida adulta do nosso aluno.


  • VIVÊNCIAS DE DATAS COMEMORATIVAS


    Favorecer a apropriação de conhecimentos socioculturais e científicos, para possibilitar ao aluno não só a interação com o outro, mas também e, sobretudo, a ampliação da sua visão de mundo e uma atuação consciente frente à realidade;


  • PROJETOS CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS


    Visando formar cidadãos que conheçam e valorizem as riquezas naturais e a diversidade do patrimônio sociocultural brasileiro, fundamentais na estruturação da identidade pessoal e nacional. São desenvolvidas, ao longo do ano, atividades preocupadas com a sustentabilidade, pois acreditamos que a preservação e a manutenção do meio ambiente são ações que dependem diretamente do compromisso de cada um com a qualidade de vida no planeta.


  • AMPLIAÇÃO CURRICULAR


    São desenvolvidas atividades extras buscando ampliar a formação dos alunos.

    • Musicalização e aulas de dança;
    • Futsal;
    • Ballet;
    • Xadrez;
    • Habilidades de vida.


  • EXPOLIRARTE


    Desenvolvida no 1º semestre por alunos e professores, a Exposição de Literatura e Arte do Colégio Decisão promove, por meio de projetos em equipe, a difusão de conhecimentos culturais e acadêmicos. A cada ano são escolhidos temas, dentro do nosso projeto pedagógico anual, que após serem trabalhados em sala de aula são explorados na forma de literatura e mostras artísticas. O Objetivo é formar um legado de conhecimentos, culturas, costumes, descobertas e experiências.


  • AULAS PASSEIO


    Olhar o mundo fora dos muros da escola reforça a importância dos alunos conhecerem e valorizarem as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais e de se perceberem integrantes e agentes transformadores do ambiente, através dessas aulas extraclasse. As excursões pedagógicas permitem comparar e confrontar, no mundo real, os conteúdos estudados.


  • EXPO DECISÃO


    Essa Exposição tem como objetivo estimular a busca do conhecimento, aproximar as problemáticas sociais do ensino básico, além de descobrir jovens talentos. Dessa forma, nossos alunos são estimulados, desde as séries iniciais, a desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, orientados pela equipe pedagógica de forma interdisciplinar. Pretendemos, com essa proposta, que os estudantes aprofundem os conhecimentos e percebam a importância de utilizarem de forma consciente o conhecimento acadêmico, para solucionar questões da vida cotidiana, ampliando assim seus horizontes e estabelecendo relações com o mundo.